THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Exames Nacionais

Como temos tido algumas difculdades e preceber como é que sao contadas as notas nos EXAMES NACIONAIS a nossa queridinha D.T publicou uma postagem muito util no blog da tuma.

Por isso decidi que fosse importante tambem publicar no meu.

Aqui ficam algumas indicações para os Exames Nacionais, para que não continuem a surgir dúvidas:

As provas dos exames nacionais de Língua Portuguesa e de Matemática são cotadas na escala percentual de 0 a 100, sendo a classificação final da prova expressa na escala de níveis de 1 a 5 (0-19 % - nível 1 20 – 49 % - nível dois 50 – 69% - nível três 70 – 89 % - nível quatro 90 – 100% - nível cinco).

·A não realização de uma das provas de exame nacional implica, automaticamente, a não aprovação do aluno no 9º ano de escolaridade.

·A classificação final a atribuir às disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática é calculada de acordo com a seguinte fórmula arredondada às unidades:
CF= 7 CIF+3 CE/10
CF – Classificação FinalCIF – Classificação interna final da disciplinaCE – Classificação da prova de exame·São admitidos aos exames nacionais do 9º ano - todos os alunos, excepto os que, após a avaliação sumativa interna, no final do 3º período, se enquadrem nas seguintes situações:
a) Tenham obtido classificação de frequência de nível 1 simultaneamente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;
b) Tenham obtido classificação de frequência inferior a 3 em duas disciplinas e de nível 1 em Língua Portuguesa ou Matemática;
Tenham obtido classificação de frequência inferior a 3 em três disciplinas, ou em duas disciplinas e a menção de Não satisfaz na área de projecto, desde que nenhuma delas seja Língua Portuguesa e Matemática;
d) Tenham obtido classificação de frequência inferior a 3 numa disciplina, a menção de Não satisfaz na área de projecto e nível 1 em Língua Portuguesa ou Matemática.

·No final do 3.o ciclo, o aluno não progride e obtém a menção de Não aprovado(a) se estiver numa das seguintes situações:
a) Tenha obtido classificação inferior a 3 nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática;
b) Tenha obtido classificação inferior a 3 em três disciplinas, ou em duas disciplinas e a menção de Não satisfaz na área de projecto.

·A disciplina de Educação Moral e Religiosa não é considerada para efeitos de progressão dos alunos.

·Os alunos que iniciaram o ano lectivo com 15 anos ou que completem 15 anos antes de 31 de Agosto e não obtenham aprovação na avaliação sumativa final do 9º ano podem candidatar-se aos exames na qualidade de autopropostos.
Devem fazer a inscrição, para a 1ª fase, no dia útil a seguir ao da afixação das pautas do 3º período.

·Os alunos autopropostos que, tendo realizado os exames na fase de Junho, não concluíram o respectivo ciclo de estudos, realizam a sua inscrição (16 a 20 de Julho) para a época de Setembro, nos exames de equivalência à frequência, desde que a sua realização lhes permita a certificação de conclusão de ciclo.

·Documentos necessários para a inscrição:
boletim de inscrição;
Bilhete de Identidade ou cartão de cidadão;
boletim individual de saúde;
documento comprovativo das habilitações.

·Os alunos autopropostos do 3º ciclo realizam as mesmas provas escritas de LP e MAT. Dos exames nacionais do 9º ano de escolaridade, sendo submetidos obrigatoriamente a uma prova oral de LP.

·Aos alunos indocumentados (sem BI ou cartão de cidadão) é-lhes atribuído um nº interno (8 digitos).

·Os alunos que tenham o Português como Língua Não Materna (nível de iniciação ou intermédio) realizam o correspondente ao exame final nacional de PLNM, em substituição do exame nacional de LP.

0 comentários: